Uma lavoura produtiva tem início com um processo de semeadura eficiente. Para isso, é preciso ter uma boa plantabilidade, que nada mais é do que a capacidade de distribuir as sementes de forma uniforme por todo o sulco de plantio, respeitando o espaçamento e a profundidade recomendados para a cultura.
Neste artigo, vamos explicar a importância das semeadoras para ter uma boa plantabilidade e os principais fatores que podem interferir na qualidade da semeadura. Confira!
Regulagem do equipamento dosador de sementes
Nas semeadoras, existem dois principais mecanismos dosadores de sementes: mecânico e pneumático.
O sistema mecânico é composto por discos horizontais, que se deslocam de acordo com a movimentação da semeadora, e as sementes se alojam nos orifícios do disco. Existem diversos discos que são adequados para sementes de diferentes culturas. Desde que a regulagem e a velocidade da semeadora estejam adequados, a qualidade do plantio por semeadoras com esse tipo de equipamento dosador pode ser satisfatória.
Entretanto, é comum que ocorram problemas de singulação, quando o alvéolo do disco da semeadora acaba ficando com duas sementes, fazendo com que elas sejam plantadas no mesmo lugar. Ele também pode ficar sem nenhuma semente, gerando um espaço maior do que o necessário no sulco de plantio.
O outro tipo de mecanismo dosador é o pneumático. Nele, as sementes são forçadas à aderir aos alvéolos dos discos por meio da ação do vácuo, o que diminui as chances de ocorrência de falhas e plantas duplas. Portanto, oferece maior precisão na semeadura.
Além disso, é fundamental que as máquinas utilizadas para semear a lavoura passem por manutenções periódicas. Dessa maneira, evita-se que algum problema atinja os alvéolos do disco ou que outra peça interfira diretamente na disposição das sementes na hora do plantio.
Aliás, em casos mais graves, esses defeitos podem afetar a funcionalidade do equipamento, além de colocarem em risco a vida das pessoas que operam os equipamentos. Sendo assim, organize um calendário de revisões e manutenções do maquinário de maneira preventiva.
Velocidade de deslocamento das semeadoras
Este é o fator que mais influencia na distribuição das sementes na linha de plantio, portanto, o que mais afeta a plantabilidade. Mesmo assim, ele é comumente negligenciado.
Uma velocidade de semeadura acima do recomendado reduz a profundidade de semeadura, causa falhas no estande e diminui o potencial produtivo da lavoura. Quanto maior a velocidade, maior a irregularidade na distribuição das sementes.
A velocidade indicada para semeadoras mais modernas, com sistema de distribuição pneumática, é de no máximo 8 km/h. No caso de semeadoras com sistema mecânico de discos, a velocidade deve ficar entre 4 e 6 km/h.
Dessa maneira, seguindo as recomendações técnicas dos fabricantes das máquinas, dos distribuidores de sementes e dos agrônomos, o agricultor vai conseguir fornecer um bom espaçamento entre as plantas.
Fonte: https://blog.mfrural.com.br/