A retroescavadeira é uma máquina pesada, que exige muito conhecimento e habilidade do operador para a realização do serviço. Sua função é de escavar, fazer a remoção ou o transporte de materiais em obras.
Esse tipo de máquina faz parte da categoria dos tratores, se diferenciando por possuir pá carregadeira na parte dianteira e escavadeira na parte traseira.
Como operar a retroescavadeira
Para ser operador de retroescavadeira, é necessário possuir um treinamento específico. A Norma Regulamentadora 11 (NR-11), que trata sobre o transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, na qual a operação com retroescavadeira se encaixa perfeitamente, diz que o operador deve ser capacitado para a tarefa.
Por ser uma máquina pesada, grande e bastante perigosa, o treinamento é fundamental para garantir a segurança do operador e das pessoas que estão ao redor da máquina. Isso evitará condução e operação de risco.
Ação preventiva
Antes de iniciar os trabalhos, o operador da retroescavadeira, bem como o auxiliar, temos o dever de fazer uma verificação diária da máquina, checando itens como:
– Pressão dos pneus;
– Nível dos fluídos;
– Desgaste de peças;
– Componentes gerais.
Citamos agora os erros mais comuns cometidos por operadores de retroescavadeiras, mas que podem ser evitados com uma postura preventiva:
– Operar uma máquina que não tenha porte adequado ao serviço a ser realizado;
– Excesso de velocidade no deslocamento da máquina;
– Deslocar-se com a concha cheia ou elevada;
– Submergir a máquina;
– Deslocar-se com braços estabilizadores abaixados.
Ao realizar o trabalho, o operador precisa realizar uma análise preliminar dos riscos envolvidos no trabalho, fazendo uma prévia do percurso, para verificar se:
– Eixos ficarão suspensos;
– Rodas ficarão em contato com solo;
– Há fluxo de pedestres;
– Entre outros fatores.
Fonte: https://blog.mfrural.com.br/