Na hora de comprar o rodado duplo para tratores, é preciso levar em conta uma série de fatores que podem interferir na escolha do modelo e, talvez, na sua funcionalidade.
A intenção, certamente, é sempre conseguir a melhor combinação para o tipo de trator e a atividade que ele realizará.
É importante ressaltar o quanto a incorporação de um segundo conjunto de rodado pneumático ao sistema de rodagem tem se tornado comum.
O motivo é que, com essa prática, é possível ter sustentação e realizar diversas tarefas técnicas mais facilmente.
Importante levar em consideração que saber escolher o rodado duplo de tratores oferece um enorme conjunto de benefícios.
A adição do rodado está associada ao porte que os tratores possuem. A configuração com duplo rodado acaba se tornando uma escolha muito pessoal. Existe, no entanto, kits que podem ser utilizados para acoplamento.
Análise e escolha de sistema de duplo rodado
Agora que você já compreendeu como funciona o sistema de transmissão dos tratores e como funciona o rodado duplo, é preciso levar em consideração que há diferentes sistemas que permitem tratores com rodado simples, se tornando com rodado duplo.
Primeiro sistema
Um desses sistemas é o que fixa o tubo extensor de maneira direta ao aro dos rodados (interno e externo). Esse sistema é considerado o elo entre os dois rodados.
Tem um bom desempenho, porém, é importante destacar que ele apresenta uma determinada dificuldade em sua instalação.
Além disso, pode apresentar também um tempo mais elevado que o desejado em sua montagem e desmontagem.
O motivo disso é que leva uma determinada quantidade de parafusos que precisam ser apertados para garantir a devida fixação ao cubo. Caso haja tempo e disposição, pode ser ótima alternativa.
Segundo sistema
Como segunda opção de sistema, existe a adição do rodado extra. Porém, nesse caso, ele se encontra no próprio semieixo do trator.
Ocorre que, na verdade, trata-se de um eixo prolongado e que é geralmente disponibilizado pelos fabricantes dos tratores que passam de 149 kw.
Infelizmente, assim como no primeiro sistema, é possível encontrar um pouco da demora e dificuldade no que diz respeito à praticidade e também em relação ao tempo de instalação.
Em contrapartida, sua grande vantagem se refere a uma flexibilidade maior.
Terceiro sistema de duplo rodado
Por fim, existe um sistema que se utiliza de um anel espaçador. Ele é inserido em meio aos rodados interno e externo. Em seguida, pode ser ajustado na base dos aros e a fixação pode ocorrer por meio de grampos.
Em suma, ele é indicado para os tratores que possuem uma potência menor que 149 kw. Porém, para quem precisa do mesmo sistema para tratores que com mais de 149 kw, é possível importá-los.
Deste mesmo sistema, existem diversas configurações que podem ser encontradas tanto no mercado nacional, quanto internacional.
Diferente dos dois sistemas anteriores, é possível destacar que esse sistema possui a enorme vantagem de poupar tempo na montagem e ao mesmo tempo promover maior facilidade.
Ademais, o espaçamento também pode ser ajustado para as culturas anuais (milho, soja, algodão, etc.) sejam utilizados.
Fonte: https://blog.mfrural.com.br/