Se você está pensando em investir nos equipamentos ideais para realizar esse tipo de serviço, o primeiro passo é ter em mente que existem itens mais apropriados e que podem fazer a diferença no resultado.
Terrenos inclinados exigem tratores com potências maiores e tração 4×4, pois garantem maior segurança e estabilidade na operação. Porém, essas máquinas não são muito indicadas para o plantio, tendo em vista o tamanho dos seus pneus.
Tratores esteira são recomendados para locais em que o terreno é muito acidentado ou inclinado, sendo próprios para operações que requerem esforços maiores, como abertura e conservação de estradas, terraplenagem, reaterro sanitário e até mesmo para agricultura.
Indicados para cultura de café, uva e flores, os tratores isodiamétricos, que são tratores com rodas iguais, eixos traseiro, dianteiro e motor no mesmo alinhamento, são boas ferramentas em terrenos com declive acentuado, pois reduzem riscos de acidentes.
Antes de comprar o equipamento, uma dica é avaliar todas as opções, compreendendo quais são as funcionalidades de cada equipamento e como encontrar aquele que será o correto para você.
Nesse mesmo sentido, existem também implementos próprios para utilização em terrenos com inclinações maiores. Um exemplo são as semeadoras pantográficas (ou articuladas) que têm o objetivo de “copiar” as oscilações do terreno, melhorando a uniformidade na profundidade e distribuição das sementes, resultando em uma melhor germinação.
Portanto, tomando os devidos cuidados na operação e contando com o maquinário correto, os riscos inerentes a atividades em terrenos inclinados são minimizados.
Fonte: https://blog.mfrural.com.br/