O que é o piloto automático agrícola?
O piloto automático das máquinas agrícolas funciona como um carro de controle remoto. Isso quer dizer que o controle da máquina é remoto. Ou seja, não há contato direto do operador.
Porém, há uma diferença: um carro por controle remoto conta com um operador.
Na máquina em piloto automático, a operação acontece praticamente sem intervenção humana. Isso acontece através de uma série de processos.
A direção de deslocamento, velocidade, tempo de movimento e as paradas são coordenados com parâmetros pré-estabelecidos. A atividade a ser executada também é considerada.
Essa tecnologia também é chamada maquinário autônomo.
A evolução dos sistemas de piloto automático
Os sistemas de piloto automático começaram a se tornar possíveis a partir da década de 1990. O surgimento do GPS foi o motivo
A partir daí, as máquinas foram sendo adaptadas para executar de maneira automática algumas atividades. Por exemplo, andar em linha reta e seguir um trajeto pré-definido.
O papel do operador era diminuído, mas ainda necessário para atividades como:
. Alinhamento da máquina no início do circuito;
. Controle de acionamento e levantamento do implemento acoplado;
manobra de retorno; . Realinhamento à nova rota.
Alguns sistemas ainda são utilizados, baseando-se em sinais luminosos no campo ou na própria máquina. O objetivo é guiar o deslocamento do trator.
Porém, outros avanços nos últimos anos permitem que o piloto automático seja cada vez menos dependente da operação humana.
Como funciona o sistema de piloto automático?
A tecnologia de piloto automático se baseia em um sistema de georreferenciamento, como o GPS.
A interação entre esse sistema e o sistema de controle da máquina e do implemento também são importantes.
Para isso, o sistema apresenta uma quantidade mínima de componentes:
Antena (a): a antena recebe o sinal de georreferenciamento através do GNSS (Sistema de navegação global por satélites);
Computador (b): o computador de bordo contém o software. Através dele, é possível ajustar a rota, controlar o sistema de operação da máquina e do implemento de acordo com o sinal da antena;
Sensor de inércia (c): notifica oscilações e também faz a compensação da inclinação vertical;
Atuador da direção (d): adéqua e equaliza as rotas do trator e do implemento;
Sensor de esterçamento (e): acoplado às rodas do trator, permite controle automático do esterçamento da máquina.
Fonte: https://blog.aegro.com.br